sexta-feira, 22 de dezembro de 2006

A verdadeira história da ponte matemática em Cambridge


A Mathematical Bridge tem 250 anos. Fui construída em 1749 por James Essex the Younger (1722-1784) desenhada por William Etheridge (1707-1776). Foi subsequentemente reconstruída com o mesmo desenho em 1866 e 1905. Para aqueles que ouviram as histórias sem bases contadas por guias sem escupulos para conseguir captar o interesse dos turistas, é necessário apontar que Isaac Newton morreu em 1727 e sendo assim não podia ter tido nada a ver com esta Ponte. Alguém que acredite que os estudantes desmontaram a Ponte (e depois falharam para reconstruí-la, como corre o mito) não se apercebe da realidade, não tomando em conta o tamanho e peso dos pedaços de madeira que compõem a Ponte. As juntas da Ponte presentemente são construídas com parafusos e porcas. Na versão antiga da Ponte foram usados parafusos e buchas nas juntas, derivada á elevação da Ponte. Só um ignorante poderia pensar que foi originalmente construída sem pregos.

6 comentários:

MaD disse...

Olá, Célia.
Já aqui vim várias vezes, mas ainda não tinha tido oportunidade de comentar. Peço desculpa.

Estou a adorar os seus posts, que são muito interessantes por me trazerem informação sobre coisas que não espero ver ao vivo, e pelas lindas fotografias que sabe tirar tão bem.

Creia que tem aqui um "cliente" habitual.
Feliz Natal e até breve.
O Parente

Celia Luz disse...

Assim é que é falar parente!!!

Muito Feliz Natal para si e para a sua familia!!!

bettips disse...

Andei por aqui e pelo teu outro blog. Como "adoro" estas curiosidades e fico feliz por uma portuguesa ter sucesso aí, animo-te a não te canses de fotografar tudo... (como o Parente bem faz!). Para quem tem saudades (adoro Londres, o country-side, a forma de viver...) é um espaço precioso. Deixo-te um abraço grande e votos duma época FELIZ!

Celia Luz disse...

Obrigada Bettips! Um abraço grande para si também e que tenha uma boa entrada no Novo Ano!

ricardomendBR disse...

Éh! Se foi construida com parafusos é claro que é uma ponte sem pregos (hahaha!).

Anónimo disse...

Já fui algumas vezes a Cambridge inclusive já estive sobre o rio can noutra ponte mas ainda não tive oportunidade de visitar essa ponte espero fazê-lo um dia curioso!