quinta-feira, 7 de dezembro de 2006

Narrowboat (Barco estreito)

Apresentação de fotografias sobre o Rio Cam e os seus barcos

O "narrowboat" ou "narrow boat" é um barco de um distinto design, foi feito de maneira a conseguir passar pelos canais estreitos das Ilhas Britânicas. Os primeiros barcos deste tipo foram construídos no séc. XVIII, XIX e princípio do séc. XX para transportarem bens nos canais estreitos construídos na Inglaterra durante a Revolução Industrial.
Hoje, em dia, são usados como residência ou espaço de férias. Usa-se a palavra com um espaço (narrow boat) quando nos referimos a um barco original ou uma réplica, e omiti-se o espaço quando nos referimos a um barco moderno usado para férias ou residência.
O número de barcos registados, em Inglaterra, foi estimado em 27.000 no ano de 2006 mas devem existir mais uns 5000 que não registados, que são mantidos em sitios privados. A maioria destes barcos já são modernos, isto mostra que tem havido um crescimento enorme, nos últimos 30 anos, do uso dos canais para férias anuais ou fins de semana. Estes barcos já são feitos de metal e têm motores modernos a gasóleo (geralmente japoneses), e são recheados com tudo o que normalmente tem um pequeno apartamento. Célia Luz possuí o copyright de todas as imagens.

2 comentários:

Unknown disse...

Bastante interessante Célia.
Continua a mostrar-nos temas e locais, por onde passas.

Celia Luz disse...

Obrigada João, pensei que seria interessante, uma vez que vivo aqui e mostrando isto ás pessoas, elas poderão imaginar melhor do que falo.